top of page
  • Foto do escritorDamaris Schabuder

Aproveitamento integral dos alimentos

Aproveitamento : basicamente é usar os alimentos integralmente, todas as suas partes comestíveis, cascas, folhas, talos, sementes e raízes.

Reaproveitamento : utilizar sobras de uma preparação em um novo preparo ( Ex: no final de ano quando utilizamos as sobras de peru em um novo prato).

Hoje a produção mundial de alimentos chega a 4bi toneladas de alimentos/ano, suficiente para alimentar toda a população mundial.

Mas 30-50% acaba sendo desperdiçado.

Muitos fatores influenciam no desperdício: perda na lavoura ( técnica, clima, pragas), estocagem e transporte, método de conservação, perda no varejo (mercado), característica do consumidor final de escolher os alimentos por estética, comprar além do que precisa, e outros.

Não temos o controle e responsabilidade nos outros fatores mas temos sobre o alimentos que compramos. O brasileiro joga 40kg de comida/ano, 38% dessa comida é o arroz e feijão, coincidentemente a base da alimentação brasileira.

Nosso padrão alimentar não é saudável e nem sustentável.

- 22% do brasileiro > 18 anos está em sobrepeso

- 75% das mortes no mundo são de doenças crônicas (diabetes, câncer, coração...)

- 2,5% da população brasileira está em situação de insegurança alimentar

- alimentos desperdiçados emitem cerca de 3,3bi toneladas de dióxido de carbono/ano. Se fosse um país seria o 3° maior emissor do mundo de gases do efeito estufa

- hoje o Brasil é 7°

Aproveitamento não é programa social para pessoas de baixa renda, aproveitamento integral dos alimentos é para todos, é a mudança da cultura do desperdício.

A alimentação é uma das bases da vida, por isso, o desperdício é injustificável .

Você pode adquirir meu livro Nada se perde, tudo se cozinha neste link .

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page