top of page
  • Foto do escritorDamaris Schabuder

Como ser mais sustentável na cozinha


É na cozinha que mais geramos lixo na nossa casa, e são vários tipos: papel, vidro, orgânico, óleos, isopor, embalagens, resíduos orgânicos e muito mais. A boa notícia é que podemos não só reduzir cada um deles mas dar fim a cada um de forma responsável e sustentável.

Hoje dois pontos vão ser pontuados para os resíduos orgânicos.

Compre pouca comida

Tire um tempo para organizar suas compras. Percebendo o quanto você consome, fica mais difícil desperdiçar alimentos. Faça uma listinha rápida e básica do que você vai precisar para o dia, semana e mês antes de ir ao supermercado. Assim você economiza dinheiro e joga muito menos comida e embalagens no lixo. Você pode também deixar elaborado de acordo com suas

compras um cardápio semanal para as principais refeições ou faça o inverso se for mais fácil e prático, prepare o cardápio e a partir dele faça suas compras.

Se você acompanhar a sazonalidade de cada estação terá sempre alimentos frescos e variados por um bom preço. Se quiser entender melhor tem aqui no blog um post explicando tudo sobre sazonalidade.

Uma ideia de aproveitamento das sobras de legumes é fazer um belo caldo de legumes, que pode ser porcionado e congelado, usando a porção quando necessário na receita.

As cascas de frutas podem virar geleias, usadas para aromatizar uma receita, bolos, pães.

Os talos, raízes, cascas, sementes podem fazer parte de saladas, recheios, bolinhos.

Tenha uma composteira caseira e orgânica

Em um primeiro momento pode parecer difícil, mas é bem fácil transformar seu lixo orgânico em adubo! Com a composteira, seu lixo orgânico vira adubo e pode voltar para a natureza de forma limpa e ecológica. Também pode te incentivar a ter uma horta, de temperos ( salsa, cebolinha, manjericão, orégano, tomilho...) e até de alimentos mesmo. Pela internet podemos ter todas as instruções de como começar uma horta, seja urbana, em vasos ou a tradicional, e muitos exemplos de pessoas que com um pequeno espaço e dedicação tem colheitas o ano todo.

Tudo começa um atitudes pequenas até a mudança total para uma cozinha sustentável, todas essas mudanças trazem mais saúde mental, física e psicológica, são benefícios que vão além da nossa própria vida.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page