top of page

Usando a tecnologia contra o desperdício de comida, a Google deixou de jogar no lixo 2,7milhões de t

  • Foto do escritor: Damaris Schabuder
    Damaris Schabuder
  • 25 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

Para alcançar esse feito a Google contratou a Lean Path, uma empresa que oferece equipamentos para medir a quantidade de desperdício alimentar e ensina chefs como realizar a mudança. Então desde 2014, quando a iniciativa começou, já chegou a economizar 2,7 milhões de quilos de alimentos nesses últimos anos. A sede da Google, localizada em Montain View, na Califórnia, oferece comida a seus funcionários. O número de cafés e refeições servidas supera 200mil e com ampla variedade de pratos. É claro que o interesse não era apenas evitar o desperdício de comida, visando a sustentabilidade, mas também era uma estratégia financeira. Imagina quanto eles não economizaram?!

O sistema da Lean Path é bem simples e completo. Todo os restos de ingredientes e outros produtos não utilizados deveriam ser colocados em bandejas. Assim era possível visualizar a quantidade de comida desperdiçada todos os dias, os profissionais começaram a reduzir a quantidade de insumos e pratos feitos, diminuindo aos poucos a quantidade de lixo. O equipamento oferecido pela Lean Path é capaz de pesar os alimentos e criar bases de dados com os resultados diários. Além disso os cozinheiros eram desafiados a reaproveitar os restos e aproveitar integralmente os alimentos criando novas receitas.

Outra estratégia envolveu o modo de servir. Eles cozinham em lotes e dispõem os alimentos em bandejas diferentes, maiores e menores. Começam com as maiores no início do almoço e repõem com as menores. Assim é mantida a variedade ofertada mas sem desperdiçar. A empresa também começou a ofertar pratos menores, assim com pratos menores menos comida é colocada no prato, apenas o suficiente. O desperdício no prato também é mensurado, para que todas as áreas da empresa esteja envolvida. Ao redor do mundo a Google já instalou os sistemas de economia em 189 cafés, espalhados por 26 países.

A economia também pode ser implantada na nossa casa, e nem precisa de empresa especializada.

Hoje a Lean Path tem evitado o desperdício, com o seu trabalho em parceria com outras empresas, 1 quilo de comida a cada 2 segundos.

 
 
 

Comments


bottom of page