Sazonalidade e a colheita de outono
- Damaris Schabuder
- 2 de mai. de 2019
- 1 min de leitura
O Brasil é um país com vocação para a agricultura devido as suas características e diversidades, principalmente encontradas no clima favorável, no solo, na água, no relevo e na luminosidade. Com seus 8,5 milhões de km, o Brasil é o pais mais extenso da América do Sul e o quinto do mundo com potencial de expansão de sua capacidade agrícola (ECOAGRO, 2014).
Durante o período de safra, a oferta é abundante e os preços baixos, ocorrendo o contrário na entressafra, com oferta restrita e preços elevados.
Atualmente é possível comprar qualquer produto em qualquer época do ano porque comerciantes se esforçam para buscar alimentos de todas as regiões do país e do mundo. Além disso, as novas tecnologias no campo permitem aprimoramentos e produzir mesmo em condições adversas, porém, com custo elevado. No entanto, a sazonalidade, o período onde o produto tem maior produção, é um fator importante para o consumidor escolher o que consumir com preços melhores e alimentos mais saborosos, nutritivos e seguros. Os alimentos sazonais podem ser encontrados em quase todos os meses do ano, mas na estação própria apresentam maior quantidade, além de serem muito mais baratos.
Estamos no outono, período de safra e consequentemente melhores preços para os seguintes alimentos: batata doce, berinjela, chuchu, cogumelo, gengibre, inhame, mandioca, quiabo, acelga, agrião, alface, almeirão, nabo, brócolis, escarola, espinafre, rabanete, salsa, maçã, pêra, uva, abacate, banana, laranja, limão, mamão,melão, mexerica, maracujá, melancia, mostarda, abóbora, jiló, alho, cebola.
Kommentare